Histórico


A localidade nasceu com o nome de linha Giruá, pertenceu inicialmente ao município de Cruz Alta. Posteriormente passou a pertencer ao município de Santo Ângelo e no ano de 1931 a Santa Rosa. Em 28 de janeiro de 1955, com a emancipação de Giruá, passou a pertencer a este Município, a primeira denominação linha Giruá passou a ser chamada de Salgado Filho, nome este sugerido pela professora Sr. Silvia Magdalena Bittner e que foi aprovado, surgindo assim o 2º distrito de Giruá. Conforme a descrição do Arquivo Histórico do RS, o povoamento da assim chamada “Colonização Guarani” na qual Senador Salgado Filho está inserido iniciou em 1891, sendo imigrada por 15 etnias diferentes. As etnias mais numerosas eram de origem Polonesa, Alemã, Sueca, Austríaca, Russa e Nativas, tendo como principal característica as pequenas propriedades rurais, denominadas minifúndios. 

O início do povoamento ocorreu por volta dos anos de 1906 e 1907, nas denominadas Linhas República e Giruá. Sabe-se que as terras começaram a ser divididas em lotes rurais a partir de 1897. Este processo de loteamento, no entanto, se encerrou somente vinte anos depois, em 1917. Os primeiros moradores, chegaram à região nos anos de 1906 e 1907. Uma segunda leva, número menor de imigrantes, estabeleceu – se nas localidades, entre os anos de 1908 e 1911, oriundos de “Estados Satélites” Do Império Russo (Ucrânia, Polônia), do antigo Império Prussiano e, principalmente, da Alemanha. Eram pessoas na maioria em saída devido às revoluções da Rússia, e de todos os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial.  Já no Brasil, padres missionários indicaram Salgado Filho como alternativa para fixar residência, devido à semelhança do clima e das condições do solo. Além do mais as terras poderiam ser adquiridas e pagas mediante prestação de serviços para o Governo (construção de estradas, medições, etc). Todos receberam uma pequena ajuda do Governo, destacando -se a distribuição de sementes.

No ano de 1991 compõe-se a comissão emancipacionista para lutar emancipação de Salgado Filho, a qual é alcançada em 29 de dezembro de 1995 conforme Lei Estadual  nº 10.662,  e tendo seu primeiro ano de administração em janeiro de 1997, passando a ser chamar SENADOR SALGADO FILHO, com o acréscimo de “Senador” foi para diferenciar de um município do Sul do Paraná denominado “Salgado Filho”.


Enviar por e-mail Imprimir