15/04/2019 10h24 - Atualizado em 15/04/2019 10h25

V Conferência Municipal de Saúde

No dia 10 de abril de 2019, a partir das 13h30min, nas dependências do Clube Boa Esperança, realizou-se a 5ª Conferência Municipal de Saúde em atendimento ao Decreto do Executivo Municipal nº 024/2019, cujo tema central estabelecido foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, tendo por objetivo deliberar, analisar e avaliar a situação da saúde no município, de acordo com os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde. A 5ª Conferência Municipal de Saúde contou com a presença de representantes de várias esferas da sociedade.

Deu-se início aos trabalhos com a formação da Mesa Coordenadora do Evento e pronunciamento das autoridades presentes. A Seguir a Sr Ana Paula Conzen Riffel ministrou uma palestra sore Vigilância da Água para o Consumo Humano e o Engenheiro Agrônomo Sr. Paulo Idalgo Sacks falou sobre Dengue- Indicadores Ambientais, Estratégias de Ação e Controle Legal.

Na sequência o Coordenador Douglas Glauton Fitz fez a leitura do Regimento Interno da 5ª Conferência Municipal de Saúde de Senador Salgado Filho, a qual foi aprovada pela plenária. O coordenador fez à explanação sobre a forma de discussões dos eixos da conferência, elaboração e apresentação de propostas, e propôs que ás discussões fossem realizadas em um grande grupo, a qual foi aprovada pela plenária.

Após foi realizada a escolha dos Delegados que representarão o município na 8ª Conferência Estadual de Saúde a ser realizada em Porto Alegre-RS, no período de 24 a 26 de maio do corrente ano, sendo indicados pelos participantes a Sra. Gislaine Kupske (titular) e o Sr. Tadeu Leal (suplente) e a Sra. Carla Daina Guth (titular) e Sra. Débora Stroschein (suplente)representando os usuários e o Sr. Douglas Fitz e a Sra. Luciane Navrotsky (suplente) representando a gestão e prestadores de serviços e Sra. Nediane Welter (titular) e Sra. Cassiana Simon (suplente) representando os trabalhadores em saúde.

Agradecemos a participação de todos que se fizeram presentes, salientando a importância das Conferências Municipais de Saúde para o fortalecimento do SUS.

V Conferência Municipal de Saúde