Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica: Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica

Secretário Municipal de Agricultura: Oto Rudi Tampke

Endereço: Rua Henrique Osvaldo Pukall, 80-N, no Centro Administrativo

E-mail; agricultura@senadorsalgadofilho,rs.gov.br

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica, juntamente com o Governo Municipal vem desenvolvendo programas e Projetos visando sempre contribuir com o desenvolvimento do município. Obras e trabalhos importantes com as máquinas e equipamentos, bem como acompanhamento técnico vem sendo realizados a cada dia junto às propriedades rurais, e visam atender todos os munícipes, priorizando os pequenos agricultores, sendo que os mesmos dependem destes serviços em suas propriedades, tendo em vista que o município é formado principalmente por pequenas propriedades, e este incentivo é fundamental para estas famílias, beneficiando e valorizando os produtores de Senador Salgado Filho.

Com o apoio do Governo Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Departamento de Planejamento e Emater Municipal, instituiu-se o Programa Leite Mais Forte, visando aumento da produção e melhoramento da qualidade do leite, bem como aumento da geração de renda para o produtor, disponibilizando acompanhamento e assistência técnica gratuita de Técnico Agropecuário e Médico Veterinário. Dentro do Programa Leite Mais Forte está o Projeto Insemina, visando aumento de produção por área e produtividade por animal, igualmente a qualidade do produto, sendo que o melhoramento genético dos animais já vem ocorrendo com inseminação artificial e deverá ser intensificado ainda mais. Em conjunto com a Secretária Municipal de Obras já foram e continuam sendo feitos vários serviços de melhorias nas entradas e vias de acesso as propriedades dos produtores rurais sem custos ao produtor, onde ocorre o encascalhamento das entradas, conserto de bueiros, desobstrução de valas para o correto escoamento da água das chuvas, etc. Buscando garantir condições de trafegabilidade a quem reside, produz e labora, visando melhorar principalmente o transporte do leite nos dias de chuva e barro evitando-se a perda da produção e prejuízos ao produtor.

Projetos de Irrigação e açudes elaborados e desenvolvidos em parceria com o escritório da Emater do município, desenvolvendo o Programa Mais Água Mais Renda (SEAPA) e Irrigando a Agricultura Familiar (SDR), onde a Secretaria disponibiliza gratuitamente 06 horas de serviço de máquina por projeto para implantação de reservatórios e instalações de sistema de irrigação, Lei Municipal nº 1042/2013. Inúmeras famílias já foram beneficiadas, principalmente nas lavouras de milho e pastagens, evitando assim maiores perdas com as estiagens.

O Governo Municipal apoia o produtor rural com a realização de abertura de valas para silos para armazento de grãos e silagem, que tem subsídio de 80% para o produtor, o qual consegue estocar alimento para os animais minimizando assim os eventuais prejuízos que as intempéries do tempo possam vir a causar na produção de grãos e outros alimentos para os animais de sua propriedade, para tanto também é oferecido ao produtor a opção de adquirir uma semente de milho de melhor qualidade para colheita de grãos ou silagem, através do Programa Troca-Troca do Governo Estadual, o qual é viabilizado ao produtor através da Secretaria municipal de Agricultura.

As máquinas da patrulha agrícola do município tem grande solicitação nas propriedades de pequeno porte, desempenhando diariamente vários serviços, com valores acessíveis ao produtor, mediante requerimento feito junto a secretaria, conforme Lei Municipal nº 929/2010. Este é um incentivo ao produtor para que o mesmo possa elevar seus índices de produtividade a menores custos de produção. A criação de Associações de Produtores Rurais no município foi fundamental para o fortalecimento das pequenas propriedades rurais, pois através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, emendas parlamentares e importante contra partida do município, foi possível o repasse através de Convênios de Comodato, de vários equipamentos agrícolas de grande utilidade, os quais o pequeno produtor dificilmente conseguiria adquirir, devido o seu alto custo.

Mudas de árvores nativas são distribuídas gratuitamente em um projeto desenvolvido em parceria com a Cooperluz e tem como objetivo, concientizar e incentivar aos munícipes a conservação, recuperação e proteção de recursos florestais e hídricos de nosso município.

Programa LEITEC

O Município de Senador Salgado Filho foi beneficiado com o Programa LEITEC desenvolvido pelo SENAR RS, o qual teve aberta incrições e a adesão de famílias interessadas, as quais estão recebendo a visita da instrutora que através deste programa oferece consultoria gratuita e individualizada nas propriedades rurais para capacitar os produtores de leite em conhecimentos gerenciais e técnicos na produção, abordando aspectos de gestão, manejo, solos, genética, sanidade e nutrição. É o primeiro programa do Senar-RS que oferece Assistência Técnica.

Mande suas críticas e sujestões para o portal