Grupo Aprendendo a Viver

Grupo Aprendendo a Viver

O Município de Senador Salgado Filho, mantém através do  CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Grupo Aprendendo a Viver. O referido grupo tem como objetivo promover a saúde das participantes no seu todo, buscando a recuperação orgânica e emocional, para que estas possam conviver na sociedade sem serem excluídas.

No dia 26 de julho de 2004, ocorreu o primeiro encontro do Grupo Aprendendo a Viver, no intuito de constituir um espaço de suporte emocional, reflexão e trocas de experiências entre as integrantes. O grupo potencializa as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiências e a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo. O grupo é entendido pelas usuárias como um lugar onde ocorre o debate sobre a necessidade de ajuda de todos. No desenvolvimento das atividades, as participantes fazem questionamentos sobre as alternativas de apoio e suporte emocional.

Ao tomarem parte desse grupo, as participantes relatam: melhora nas relações sociais, nos níveis de conhecimento sobre questões discutidas no grupo, na capacidade para lidar com situações inerentes ao transtorno sofrido, na confiança, além de alívio emocional. Ou seja, o grupo aprendendo a viver traz sentimentos como: paz, amor, compreensão, carinho, afeto, fé, amizade, conforto, sentido, união.

Quando o paciente tem melhor compreensão da própria subjetividade, sua autoimagem pode ser remodelada. Desse modo, ela pode obter uma melhor relação consigo mesmo e, consequentemente, com a sociedade (Bechelli, Santos, 2006). No dia 31 de julho foi comemorado o 13º ano do grupo, com almoço temático e após teve a presença do gaiteiro Renan Fester que animou a tarde, tocando vários ritmos musicais. Estudos comprovam que a música estimula o bom humor, aumenta a disposição e consequentemente, reduz a ansiedade, o stress e a depressão.

Os encontros são realizados semanalmente, todas as segundas –feiras, na Incubadora Industrial e conta-se com o apoio dos agentes de saúde. Sendo que para os agentes de saúde “o grupo é uma ferramenta para a saúde emocional, mental e que visa principalmente o bem estar físico, emocional, espiritual das integrantes como um todo. Também aprendemos a conviver com os problemas, buscando um caminho para a solução destes.” O grupo oferece acompanhamento psicossocial, arteterapia, terapia comunitária, oficinas com temas variados (costura, artesanato, etc.), além de promover atividades sócio-culturais e de lazer. Deixa-se aqui registrado que o grupo está aberto a pessoas interessadas, as quais podem procurar o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social ou os Agentes comunitários de Saúde para que assim possa ser realizado o devido encaminhamento.

Mande suas críticas e sugestões para o portal